Um trabalhador independente pode colaborar com uma empresa de forma permanente ou pontual, mas não são empregados da mesma. Para provar que recebeu o pagamento pelo trabalho, emite um recibo verde eletrónico.
Os recibos verdes são emitidos pelo profissional no portal das finanças com a sua sessão.
Sim, no portal das finanças é possível emitir três tipos de documentos:
Os profissionais que obtém rendimentos empresariais ou profissionais de categoria B de acordo com artigo 3.º do Código de IRS que são:
O trabalhador independente tem total liberdade para realizar suas tarefas, pois não está subordinado à empresa que o contrata.
O trabalhador independente pode escolher o seu horário de trabalho, o que lhe permite ter uma rotina mais dinâmica e flexível.
O trabalhador independente pode escolher o seu local de trabalho. Isto porque não necessita de estar presente na empresa que contrata os seus serviços.
Podem prestar serviços para várias empresas ao mesmo tempo. Essa diversificação resulta em mais rendimentos.
Existem empresas que contratam supostamente trabalhadores independentes, mas exigem que os mesmos cumpram um horário de trabalho e estejam no local.
Essas regras não estão certas, pois um freelancer pode escolher quando e onde trabalhar, caso contrário é considerado um trabalhador dependente.
Sem contrato de trabalho, o trabalhador independente não sabe ao certo quanto vai receber no final do mês.
Sem de contrato de trabalho, um trabalhador independente não tem direito alguns subsídios como é o caso dos subsídios de Férias e Natal.
Um contrato de trabalho pode garantir maior estabilidade profissional. Por exemplo, uma das situações que um trabalhador independente pode ser afetado negativamente, é na aprovação de um crédito bancário.
Para além das situações anteriores, é importante cumprir as obrigações de pagamento de impostos, tais como, Segurança Social, IRS, IVA, entre outros. E por lei é obrigado ter um seguro de acidentes de trabalho.
É recomendado que um trabalhador independente procure o aconselhamento de um profissional de contabilidade, por forma cumprir a lei e evitar coimas.
Antes de optar e iniciar atividade como trabalhador independente, ponderar todas as vantagens e desvantagens de trabalhar a recibos verdes.
Tags: Recibos verdes Prestador de serviços Trabalhador Independente
Partilhe este artigo: