A Modelo 30 é preenchida com base nos dados introduzidos na contabilidade.
1. No campo do número de Contribuinte, escrever o número de contribuinte e clicar sobre os três pontos verticais para aceder à Manutenção de Números de Identificação Fiscais;
2. No campo Taxa de Retenção clicar sobre os três pontos verticais para aceder à Manutenção de Taxas de Retenção;
3. Criar um novo código de retenção com a taxa pretendida. No campo Declaração selecionar Modelo 30,escolher da lista o Tipo de Rendimento, o Regime de Tributação e a Conta Retenção onde serão lançados os valores retidos.
4. Fazer Guardar e na Manutenção de Números de Identificação Fiscais selecionar o novo código;
Nota: Quando um contribuinte for configurado com uma taxa configurada para a Modelo 30 vai aparecer um quadro adiconal onde se pode preencher os dados NIF Português, Part Capital S, Part Capital D e NIF Ent. Emitente.
5. Concluir o lançamento contabilístico como normalmente, sendo que o software vai apresentar um quando para indicar a Base da Retenção na Fonte.
Nota: Caso existam retenções em que foi liquidada a retenção através de uma guia pode-se inserir o número da guia no momento da indicação da base.
6. Por fim, aceder à aplicação da Modelo 30 selecionar o mês pretendido e verificar o Q08.
Nota: No caso de estar algum dado em falta pode ser preenchido diretamente na grelha.
7. Adicionalmente, caso não tenha sido utilizado o controlo de retenções conforme indicado existe a possibilidade de Verificar Lançamentos Possíveis. Nesta janela vão aparecer dois separadores com lançamentos com Contribuintes não portugueses com e sem retenção. As linhas podem ser selecionadas e adicionadas ao Q08 podendo preencher os dados em falta.